Como se Inscrever no Fies Passo a Passo

Inscrição no Fies Passo a Passo

O Fies já tem ajudado milhares de brasileiros a realizar o sonho de fazer uma faculdade, auxiliando os alunos que não tem condições de pagar uma faculdade particular de imediato, mas que desejam financiar um curso superior, para, assim, pagá-lo após ter concluído sua graduação. O Fies é um programa do governo com o apoio da Caixa Econômica Federal que financia as parcelas do curso de graduação que os inscritos fazem, para que depois, esse curso possa ser pago em suaves parcelas e tempo de sobra para pagar. Confira como fazer a inscrição do Fies passo a passo.

A taxa de juros do Fies caiu, o que só incentiva ainda mais, os alunos menos favorecidos, a fazerem o financiamento. Além disso, agora se tem não o dobro, mas o triplo do tempo de duração do curso para pagar as parcelas. Ou seja, se você está fazendo um curso superior com cinco anos de duração, você terá quinze anos para pagar a dívida, através da caixa econômica federal. Então, você deve estar querendo saber como se inscrever no Fies e fazer sua faculdade particular tranquilo e sossegado. Bem, fizemos aqui um pequeno passo a passo de como se inscrever no Fies.

Há algum tempo, o sistema de inscrições do FIES mudou e sua inscrição pode ser feita em qualquer data do ano. Não é mais necessário esperar um período de inscrições para fazê-lo. Essas inscrições são feitas no site do Sistema Informatizado FIES, o SisFIES, que pode ser acessado através do endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/. Em primeiro lugar, entre no site do sistema e clique em Inscrições. Lá você verá um pequeno formulário para ser preenchido com os seus dados, que são o seu CPF, sua data de nascimento e seu e-mail.

Também deve criar uma senha para acessar o site. Ela será muito útil ao longo do curso, para você entrar no sistema e checar seus dados, parcelas pagas, parcelas pendentes e etc. Ao terminar esse primeiro passo, entre no seu e-mail e abra a mensagem que você recebeu do SisFIES. Se ela não aparecer na caixa de entrada, verifique seu o anti-vírus não bloqueou a mensagem e este foi parar no Lixo Eletrônico. Se tiver sido bloqueado, basta marcar como confiável e prosseguir com a confirmação da sua inscrição Fies. Daí você dará seus dados pessoais, dados do curso que pretende fazer e os dados do financiamento.

Depois dessa parte, muito fácil, chega a parte mais chata do processo: validar as informações na CPSA, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Ela fica na própria faculdade onde você vai cursar. O prazo para validar suas informações é de 5 dias. A CPSA é quem fica responsável pelas inscrições dos alunos do FIES. Para encontra-la, entre em contato com sua faculdade e peça informações sobre a Comissão, onde ela está localizada e como proceder quanto aos horários e outros pormenores.

E em terceiro lugar, você terá de ir até uma agência bancária da Caixa, que esteja conveniada ao FIES, para assinar os últimos papéis do financiamento. Basta ir até a agência, conversar com o gerente e finalizar seu financiamento. Boa sorte e bons estudos!

Comentários em Como se Inscrever no Fies Passo a Passo
  1. giselly | Responder
  2. CRIS | Responder
  3. Rafaelly | Responder
  4. Leonardo dos Santos | Responder
  5. Alan | Responder
  6. SUELI | Responder
  7. Juliane Peres | Responder
  8. Lorena Paula Nogueira | Responder
  9. Pedro | Responder
  10. Elzira vieira Pena Alves | Responder
  11. marcos andre de oliveira | Responder
  12. edvania | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *