Documentos Necessários do FIES

FIES – Documentos Necessários para a Inscrição

Vai fazer a inscrição no FIES? Confira aqui quais são os documentos e requisitos necessários para participar do programa.

Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no ensino superior de estudantes que não tem condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

O FIES também poderá financiar cursos de mestrado e doutorado e cursos técnicos de nível médio. O FIES foi criado em 1999 para substituir programa de crédito educativo e já beneficiaram 560 mil estudantes, com uma aplicação de recursos da ordem de R$ 6 bilhões entre contratações e renovações semestrais do financiamento.

Desde 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos bolsistas parciais beneficiados com bolsas de 50% do Programa Universidade para Todos – Prouni. Somente para este público já foram realizadas mais de 9,2 mil contratações.

A forma de conseguir financiamento é mediante participação em processos de seletividade de candidatos ao financiamento. Os critérios de seleção são definidos pelo MEC e são impessoais, transparentes que levam em consideração o perfil socioeconômico do candidato. Já os documentos necessários para a concessão do financiamento do FIES são: termo de concessão ou de atualização do usufruto de Bolsa do PROUNI ou Termo de Concessão de Atualização de bolsa complementar de candidato; comprovante de matrícula na instituição de ensino superior emitente do Termo de Concessão ou de Atualização de Usufruto de Bolsa do PROUNI; Documento de identidade do estudante, do fiador, do cônjuge do estudante, cônjuge (s) do fiador (ES), representante legal e procurador; CPF em situação regular do estudante, do(s) fiador (ES), representante legal e procurador; certidão de casamento de estudante e fiador (es), se casado; comprovante de residência do estudante e do fiador (es); comprovante de rendimento do(s) fiador (es); Procuração por instrumento público com finalidade específica, se for o caso.

As inscrições para o FIES devem ser feitas pela internet, por meio do Portal do Ministério da educação: www.mec.gov.br, em data a ser divulgada pelo MEC.

Comentários em Documentos Necessários do FIES
  1. Clarissa | Responder
  2. Danilo Santos Coelho | Responder
  3. daniel | Responder
  4. jeane | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *