Documentos Necessários do FIES 2024

FIES – Documentos Necessários para a Inscrição

Vai fazer a inscrição no FIES? Confira aqui quais são os documentos e requisitos necessários para participar do programa.

fies-documentos 2024

Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no ensino superior de estudantes que não tem condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

O FIES também poderá financiar cursos de mestrado e doutorado e cursos técnicos de nível médio. O FIES foi criado em 1999 para substituir programa de crédito educativo e já beneficiaram 560 mil estudantes, com uma aplicação de recursos da ordem de R$ 6 bilhões entre contratações e renovações semestrais do financiamento.

Desde 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos bolsistas parciais beneficiados com bolsas de 50% do Programa Universidade para Todos – Prouni. Somente para este público já foram realizadas mais de 9,2 mil contratações.

Requisitos e Passo a Passo para Inscrição no FIES

A forma de conseguir financiamento é mediante participação em processos de seletividade de candidatos ao financiamento. Os critérios de seleção são definidos pelo MEC e são impessoais, transparentes que levam em consideração o perfil socioeconômico do candidato. Já os documentos necessários para a concessão do financiamento do FIES são: termo de concessão ou de atualização do usufruto de Bolsa do PROUNI ou Termo de Concessão de Atualização de bolsa complementar de candidato; comprovante de matrícula na instituição de ensino superior emitente do Termo de Concessão ou de Atualização de Usufruto de Bolsa do PROUNI; Documento de identidade do estudante, do fiador, do cônjuge do estudante, cônjuge (s) do fiador (ES), representante legal e procurador; CPF em situação regular do estudante, do(s) fiador (ES), representante legal e procurador; certidão de casamento de estudante e fiador (es), se casado; comprovante de residência do estudante e do fiador (es); comprovante de rendimento do(s) fiador (es); Procuração por instrumento público com finalidade específica, se for o caso.

As inscrições para o FIES devem ser feitas pela internet, por meio do Portal do Ministério da educação: www.mec.gov.br, em data a ser divulgada pelo MEC.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: