Faculdades que aceitam o FIES 2024

Faculdades participantes do FIES

Com certeza você já deve conhecer o FIES que é o Fundo de Financiamento Estudante (FIES) um programa do Ministério da Educação (MEC) que é destinado a financiar o estudante da graduação na educação superior que esteja regulamente matriculados em instituição que não sejam públicas. Estes estudantes podem recorrer ao FIES para poder continuar seus estudos que é sabido que dependendo da faculdade pode custar uma fortuna, a seguir você confere como saber as faculdades que aceitam o FIES.

faculdades-que-aceitam-fies 2024

Faculdades que aceitam o FIES

Para realizar este financiamento, primeiro você precisa ter passado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estar matriculado em curso superior não gratuito e seu curso ser bem avaliado pelo MEC. Mas, nem todas as faculdades são contempladas pelo FIES. Então, antes de se matricular nesta ou noutra faculdade é bom pesquisar a faculdade que aceita o FIES como financiamento. Mas, como fazer esta pesquisa?

Consulta Faculdades FIES

No próprio site do SISFIES (Ver em http://sisfiesportal.mec.gov.br) pesquise no ícone lateral esquerdo da página principal “Consulta de Cursos e instituições”. Depois, aparecerá um campo de busca, no qual você seleciona o Estado (UF), município, Instituição ou local de oferta para encontrar a faculdade que procura.

Em Minas Gerais, por exemplo, segue a lista de universidades que aceitam o FIES: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Faculdade IBMEC (cursos de administração e ciências Econômicas), Faculdades Anhanguera de Belo Horizonte (cursos de sistema de informação e Relações Públicas), Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, Centro Universitário Uma, estas faculdades todas em Belo Horizonte; Já em, Contagem, cidade mineira as instituições são a PUC de Contagem e Centro Universitário Uma; em Juiz de Fora, Faculdades Integradas Vianna Júnior, Faculdades Estácio de Sá, Universidade Salgado de Oliveira; na cidade de Betim, PUC Minas, Faculdades Pitágoras de Betim, Universidade Vale do Rio Verde; em Montes Claros, Faculdade de Ciências e Tecnologias de Montes Claros (FACIT), Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE); em Uberlândia, Faculdade Pitágoras de Uberlândia, Universidade de Uberaba; e em Uberaba, a Universidade de Uberaba.

A Dica também é pesquisar não somente se a faculdade aceita o FIES, mas o curso que pretende fazer é atendido pelo FIES.

Além disso, as etapas de inscrição do FIES são bem trabalhosas. Após escolher o curso, se matricular, o aluno deve procurar saber se o curso ainda tem uma boa avaliação junto ao MEC. Depois ao aluno faz a sua inscrição através do SISFIES e depois desta inscrição, validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição de ensino. Após a validação das informações deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 dias contados a partir do dia imediatamente posterior à conclusão da sua inscrição. Mais informações acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/inscricao.html.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: