Faculdades que aceitam o FIES

Faculdades participantes do FIES

Com certeza você já deve conhecer o FIES que é o Fundo de Financiamento Estudante (FIES) um programa do Ministério da Educação (MEC) que é destinado a financiar o estudante da graduação na educação superior que esteja regulamente matriculados em instituição que não sejam públicas. Estes estudantes podem recorrer ao FIES para poder continuar seus estudos que é sabido que dependendo da faculdade pode custar uma fortuna, a seguir você confere como saber as
faculdades que aceitam o FIES.

faculdades-que-aceitam-fies

Para realizar este financiamento, primeiro você precisa ter passado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estar matriculado em curso superior não gratuito e seu curso ser bem avaliado pelo MEC. Mas, nem todas as faculdades são contempladas pelo FIES. Então, antes de se matricular nesta ou noutra faculdade é bom pesquisar a faculdade que aceita o FIES como financiamento. Mas, como fazer esta pesquisa?

No próprio site do SISFIES (Ver em http://sisfiesportal.mec.gov.br) pesquise no ícone lateral esquerdo da página principal “Consulta de Cursos e instituições”. Depois, aparecerá um campo de busca, no qual você seleciona o Estado (UF), município, Instituição ou local de oferta para encontrar a faculdade que procura.

Em Minas Gerais, por exemplo, segue a lista de universidades que aceitam o FIES: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Faculdade IBMEC (cursos de administração e ciências Econômicas), Faculdades Anhanguera de Belo Horizonte (cursos de sistema de informação e Relações Públicas), Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, Centro Universitário Uma, estas faculdades todas em Belo Horizonte; Já em, Contagem, cidade mineira as instituições são a PUC de Contagem e Centro Universitário Uma; em Juiz de Fora, Faculdades Integradas Vianna Júnior, Faculdades Estácio de Sá, Universidade Salgado de Oliveira; na cidade de Betim, PUC Minas, Faculdades Pitágoras de Betim, Universidade Vale do Rio Verde; em Montes Claros, Faculdade de Ciências e Tecnologias de Montes Claros (FACIT), Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE); em Uberlândia, Faculdade Pitágoras de Uberlândia, Universidade de Uberaba; e em Uberaba, a Universidade de Uberaba.

A Dica também é pesquisar não somente se a faculdade aceita o FIES, mas o curso que pretende fazer é atendido pelo FIES.

Além disso, as etapas de inscrição do FIES são bem trabalhosas. Após escolher o curso, se matricular, o aluno deve procurar saber se o curso ainda tem uma boa avaliação junto ao MEC. Depois ao aluno faz a sua inscrição através do SISFIES e depois desta inscrição, validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição de ensino. Após a validação das informações deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 dias contados a partir do dia imediatamente posterior à conclusão da sua inscrição. Mais informações acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/inscricao.html.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *