Fies 2024 Precisa de Fiador? 2024

Veja se o Fies 2024 Precisa de Fiador

O FIES 2024 (Programa de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que fomenta cursos superiores de universidades particulares a estudantes regularmente matriculados nessas instituições que não possuem condições de pagar seu curso. Confira se para fazer as inscrições do Fies 2024 precisa de Fiador e mais detalhes.

fies-fiador 2024

Quem pode fazer o FIES?

Para solicitar esse financiamento do FIES 2024 os estudantes de graduação de universidades particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) são os habilitados a receber o financiamento. Ao contrário, não pode se inscrever no FIES os estudantes em situação de trancamento de curso no momento da solicitação; os que já foram beneficiados com o FIES; os estudantes cuja renda familiar mensal bruta  per capita seja inferior a 20%; e aqueles cuja renda familiar seja superior a 20 salários mínimos.

O FIES foi criado em 1999 e também ajuda bolsistas parciais do PROUNI a financiarem seus estudos. Há também a possibilidade do FIES financiar cursos de mestrado e doutorado e cursos técnicos se houver disponibilidade e autorização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas as regras seriam diferentes.

Anteriormente, os estudantes que se inscreviam no FIES precisavam de fiador. Atualmente não é necessário um fiador, mas a decisão final fica a cargo de cada instituição de ensino superior que participa do FIES.

FIES 2024 Cadastro

O cadastro do FIES 2024 poderá ser feita em qualquer data, basta acessar o site e se cadastrar. Lembrando que os que concluíram o ensino médio a partir de 2010, deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para poder se inscrever no FIES 2024. Para conseguir participar do FIES também é preciso se cadastrar e participar de um processo seletivo. O prazo de pagamento do Fies também aumentou, podendo ser pago até o dobro do tempo cursando na instituição, ou seja, se você fez um curso de 4 anos, poderá pagar até 8 anos e por ai vai.

FIES 2024 Taxa de Juros

A taxa de juros do Fies 2024 também foi reduzida, atualmente essa taxa é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Para conseguir o financiamento, o candidato precisa cumprir os requisitos determinados pelo programa, entre esses requisitos estão: o candidato está com renda compatível, não ter sido beneficiado anteriormente com o FIES e não possuir inadimplência com o Programa de Crédito Educativo.

No caso do fiador citado acima, este é exigido apenas ao candidato que não tenha renda ou a renda familiar per capita é inferior a um salário mínimo. O candidato fica isento de fiador se possui até um salário mínimo e meio.  O FIES 2024 é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outra novidade necessária é o pagamento prévio de matrícula e outras taxas que antes eram cobradas no ato da inscrição. Mais informações acesse o site oficial do Fies pelo seguinte link: www.sisfiesaluno.mec.gov.br.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: