FIES 2016 Boleto – 2 Via, Consulta

Boleto FIES 2016

Alunos egressos dos cursos de graduação das universidades e centros universitários particulares que utilizaram o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES para pagamento de seus cursos devem manter os pagamentos das prestações em dia para evitar problemas com sua matrícula.

As parcelas do financiamento começam a ser cobradas depois de um período de carência após a graduação do curso, para fins de que o aluno já esteja inserido no mercado de trabalho e com renda própria para quitar o valor em aberto. As parcelas são divididas por um longo período e são cobradas entre um valor acessível de juros mensais e parcelas maiores referentes às prestações trimestrais, ou seja, emitidas a cada três meses. Veja a seguir como emitir a 2 via do Boleto do Fies 2016 e fique em dia com o seu pagamento para não correr o risco de pagar juros.

fies-boleto

Todo o financiamento do FIES é feito através da parceria entre o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, sendo este o banco responsável pela emissão dos boletos e pelo recebimento dos valores até a quitação.

Alguns anos atrás, o sistema de cobrança era feito através do envio dos boletos do FIES para o endereço de correspondência cadastrado junto ao banco, informado pelo contratante. Eles poderiam ser pagos em qualquer unidade conveniada da rede bancária brasileira e após o vencimento apenas na Caixa Econômica Federal.

Para fins de facilitar o acesso à informação, o banco disponibiliza sistema próprio que permite a consulta e emissão de boletos do FIES 2016 online. Saiba como fazer a seguir ou acesse o link: 2 via Boleto Fies.

boleto-fies-2-via

Consulta e emissão de boletos FIES 2016

Para realizar a consulta do extrato das parcelas em aberto e emitir os boletos para pagamento do FIES 2016, o interessado pode utilizar o sistema de Boleto Online da Caixa Econômica Federal.

O acesso pode ser feito em qualquer dia útil do mês, porém é preciso estar atento ao horário: o funcionamento do sistema é liberado das 09 horas da manhã às 19 horas da noite. Aos finais de semana, feriados e fora desse horário não é possível emitir a segunda via do boleto online.

Para realizar a consulta e emitir os boletos para pagamento do FIES 2016, o interessado deve:

  • Acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal em http://www3.caixa.gov.br/fies/FIES_Estudantes_LogBoleto.asp
  • Clicar no menu “Boleto Online”. Se preferir é possível utilizar o link direto em http://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp
  • Preencher os campos indicados com o número do CPF ou o número do contrato do FIES e com o código verificador
  • Clicar em “Iniciar Operação”
  • Selecionar as parcelas que deseja visualizar e solicitar a emissão do boleto online

Após a emissão do boleto do FIES 2016, o interessado pode salvar o documento em PDF em seu próprio computador ou realizar a impressão para pagamento.

Os boletos podem ser pagos em bancos, casas lotéricas ou pelo internet banking até o vencimento. Após essa data o pagamento fica restrito à Caixa Econômica Federal.

Outra opção para o aluno é solicitar ao gerente da CEF a abertura de uma conta bancária para compensação direta dos boletos, nas datas de vencimento programadas. Nesse caso, é apenas necessário depositar o dinheiro na conta e verificar o pagamento das parcelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *