Fies Devolve o Dinheiro? – Restituição

Veja se o programa Fies devolve ou reembolsa o valor já pago

Apesar de já existir há mais de 12 anos, o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) ainda gera muitas dúvidas para os estudantes que precisam de financiamento de seus estudos de ensino superior. Muitas das dúvidas acontecem mesmo quando o estudante já se encontra cadastrado no Fies, como a seguinte pergunta: “O Fies Devolve o Dinheiro?”. Bem, nesse caso estamos falando da Restituição do Fies para o estudante. Muitos tem essa dúvida se o Fies Devolve o Dinheiro já investido pelo estudante, e é o que vamos saber, a seguir.

A resposta para essa pergunta é sim, o Fies Devolve o Dinheiro. Porém, há algumas normas a seguir. Ultimamente houve mudanças no benefício do programa Fies, e junto com essas mudanças entrou essa da solicitação do dinheiro investido.

Como funciona o recebimento do dinheiro do Fies?

O Fies Devolve o Dinheiro sob as seguintes condições: A faculdade é quem é a responsável por devolver o dinheiro ao estudante, pois é ela quem recebe os repasses do governo em semestralidades (que são os pagamentos referentes a seis meses de aulas pelo Fies). Esse período de seis meses é padrão, pois é usado como base para os cálculos do programa.

Mesmo que essa possibilidade do Fies Devolver o Dinheiro tenha sido defendida e publicada como lei no ano passado (Portaria Normativa n.º 10), e o site do programa Fies também informa sobre esse direito, ainda não há objetividade e claridade nos textos em relação a como o procedimento deve ser realizado sobre a questão se o Fies Devolve o Dinheiro. Porém, é informado que cada entidade é quem acaba decidindo como fazer a devolução do dinheiro.

O importante é que agora o estudante sabe que o Fies faz a restituição do dinheiro, mas através da instituição de ensino em que o aluno cursa sua graduação. Informe-se, assim, na sua própria instituição e planeje bem antes de começar o curso financiado pelo FIES, tenha força de vontade para terminar o seu curso para não perder o que pode ser a grande chance de sua vida profissional.

Comentários em Fies Devolve o Dinheiro? – Restituição
  1. ceci | Responder
  2. Tatiane Pereira Gonçalves | Responder
  3. Daiane Teles | Responder
  4. Silvia | Responder
  5. paulo sousa | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *