Fies e Prouni Ao Mesmo Tempo

Inscrição no Fies e participar do Prouni Ao mesmo tempo

Muita gente tem dúvidas se vale dos programas do governo federal para ter acesso ao ensino superior. Isso por que, apesar de todas as reclamações e toda a burocracia com a qual o Brasil sofre, os programas do governo são excelentes e podem te dar a ajuda que você precisa para ter o seu tão sonhado diploma da faculdade. E para aqueles que desejam estudar numa universidade particular, o governo criou o programa de Financiamento Estudantil, o Fies. A premissa é muito simples. O estudante passa pelos processos seletivos normais para entrar nas universidades privadas e, estando escritos no programa, devem completar sua graduação sob financiamento do governo, e pagar esse financiamento trabalhando num emprego estadual.

fies-prouni

Esta é uma maneira excelente para quem não tem condições de bancar uma faculdade particular e está querendo se formar, afinal, todos sabem da qualidade superior de uma educação privada. Além do Fies, o governo desenvolveu o programa ProUni, o programa Universidade para Todos, que tem como premissa, oferecer bolsas de estudos para os alunos de escolas públicas que não tem condições de se sustentar numa faculdade, ou tem uma renda muito baixa. Os critérios de seleção para o ProUni são a efetivação da prova do ENEM do ano anterior, devendo o aluno, ter tirado uma nota satisfatória, não estando permitido zerar na redação. Outro critério, como já citamos, é que o aluno tenha cursado o ensino médio em escola pública, ou tenha estudado com bolsa integral numa escola particular.

Para se inscrever no Programa, o aluno deve entrar no site do programa, fazendo login com seu número de inscrição e senha do ENEM. Depois o esquema é igual ao dos processos seletivos do ENEM comum. Escolha a sua universidade e curso e torça para ser selecionado. Já a inscrição no Fies também é muito simples. Basta entrar no site do MEC, e fazer sua inscrição preenchendo um formulário que passará por um teste sócio-econômico, para comprovar a necessidade do benefício. Os menos favorecidos financeiramente falando, deverão ser os escolhidos.

Agora uma dúvida que muitos alunos tem é se os dois programas podem ser feitos ao mesmo tempo. E a boa notícia é que sim! Você pode! Se você conseguiu uma bolsa parcial do ProUni, você pode querer fazer o financiamento da outra parte, através do Fies. Para mais informações sobre os programas do governo para a educação e sobre o Prouni acesse o site www.prouni.net.

Comentários em Fies e Prouni Ao Mesmo Tempo
  1. Ana Cristina de Fátima Nunes | Responder
  2. harry. | Responder
  3. harry | Responder
  4. eduardo | Responder
  5. maria | Responder
  6. Djamila Freitas | Responder
  7. lucilene silva | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *