Fies – Instituições Credenciadas

Confira a Lista de Instituições Credenciadas do Fies

FIES é um programa de financiamento estudantil do governo federal, que funciona da seguinte maneira: o estudante passa no vestibular, se cadastra no sistema e concorrer a uma vaga no programa. Mas vale lembrar que você deve procurar uma instituição credenciada e devidamente autorizada e reconhecida. Hoje viemos lhe explicar como funciona o credenciamento destas faculdades e como saber se sua instituição em que pretende estudar está devidamente autorizada e tem seus cursos reconhecidos pelo MEC.

São três as etapas para uma universidade estar devidamente reconhecida pelo MEC. Algumas universidades, em alguns casos, têm de ser recredenciadas ou renovar o reconhecimento de seus cursos. Antes de iniciar suas atividades, toda e qualquer instituição de ensino superior, seja ela faculdade, universidade ou centro universitário, sendo que de início, o credenciamento é feito como de faculdade, sendo as credenciais de universidade ou centro universitária, dependentes de prerrogativas de autonomia e credenciamentos específicos, que pedem funcionamento regular e um padrão de qualidade que satisfaça. A primeira vez que a instituição é credenciada, essas credenciais valerão por 3 anos, para faculdades ou centros universitários e cinco para universidades. Para se renovar a credencial, a instituição de ensino deve solicitar o recredenciamento, ao fim de cada prazo avaliativo, ao Sinaes em conjunto com a Secretaria responsável.

Para saber se sua faculdade está devidamente credenciada no Fies, entre no site do E-Mec. Uma instituição de ensino também deve ser devidamente autorizada. Para poder oferecer cursos de graduação, que depende do MEC, com exceção de universidades e centros universitários que são autônomas, por tanto, independem desta autorização para oferecer cursos superiores. Porém, mesmo assim ela deve informar a secretaria pertinente, quais serão os cursos oferecidos, para serem supervisionados, avaliados e reconhecidos, segundo o art. 28, § 2° do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Além disso, para autorizar cursos de direito, medicina, odontologia e psicologia, essas universidades e centros devem também estar sujeito ao reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para ter seus diplomas reconhecidos.

A última fase para uma faculdade ser credenciada no Fies, é ser reconhecida pelo MEC. O reconhecimento pode ser requisitado quando o seu curso de graduação chegar a metade de sua carga de horas. Esse reconhecimento é extremamente necessário para que os diplomas emitidos aos alunos tenha validade. Assim como na autorização, a OAB e o CNS tem de participar das prerrogativas junto ao Ministério da Educação para reconhecer os diplomas de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia. Esse reconhecimento deve, também, ser renovado ao fim de cada ciclo avaliativo.

Comentários em Fies – Instituições Credenciadas
  1. adair | Responder
  2. Dalva Angélica Teixeira | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *