Fies para Cursos Técnicos

Cursos Técnicos Fies

Atualmente os números demonstram aumento significativo de contratos registrados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior durante o primeiro trimestre de 2012. Essas informações foram divulgadas pela Presidente Dilma Roussef, em abril, que revelam mais de 140 mil estudantes foram beneficiados com o financiamento de seus cursos. Confira como funciona o Fies para cursos técnicos.

Os números atuais de contratos do FIES 2012 destinados a financiar graduações superiores em instituições não gratuitas praticamente alcançaram os registros de todo ano de 2011. A presidente anunciou o aumento de financiamentos à grande reformulação sofrida pelo programa no ano de 2010. Na ocasião, ocorreram mudanças nas taxas de juros (de 9,4% para 3,4% ao ano), no prazo de carência (de seis meses para um ano e meio), além do Fundo Garantidor, que permite a assinatura de contratos sem necessitar de um fiador.

Foi anunciado também em abril deste ano o financiamento do FIES aos cursos técnicos do PRONATEC, o projeto de lei que vai criar a PRONATEC, Programa Nacional de Acesso à Escola que foi enviado ao Congresso Nacional na segunda quinzena de abril de 2012.

O projeto do PRONATEC prevê inicialmente ofertar cursos de qualificação profissional para estudantes do Ensino médio, mas a proposta incluirá adicionalmente o financiamento da capacitação de trabalhadores no mercado de trabalho bem como a ampliação da rede federal de ensino técnico. Acesse o site do Pronatec e saiba como fazer a inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que empresários interessados na qualificação e capacitação de seu corpo de empregados vão poder utilizar o FIES para financiar os custos à taxa de juros reduzida. Através da lei estarão definidos os critérios de acesso ao PRONATEC, inscrições, estrutura utilizada e a forma de participação das entidades do Sistema S (SESI, SESC, SENAC, SENAI).

Já o financiamento para o FIES para os interessados em cursos de ensino superior estes devem estar devidamente matriculados em cursos superiores pagos, que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Mais informações no site do FIES www.fiesbrasil.com.br.

Comentários em Fies para Cursos Técnicos
  1. Minique | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *