Fies Pós Graduação

Pós Graduação com o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem por responsável o Ministério da Educação, e é destinado a financiar a graduação e também a pós-graduação na educação superior, dirigido a estudantes que estejam matriculados em instituições pagas. O benefício pode ser solicitado em qualquer período do ano, dependendo da necessidade do estudante.

Poderão pedir o financiamento, os estudantes matriculados em cursos (graduação e pós-graduação) que tenham avaliação positiva no SINAES, e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior particular, que seja participante do Fies. A participação do estudante no ENEM, também é um fator requisitado.

O benefício é restrito à um único curso de graduação, e no qual o aluno deve estar regularmente matriculado, não sendo considerado em estado regular, os que estiverem com a matrícula trancada.

FIES é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino superior, ele é um programa do Ministério Público. O FIES sofreu determinadas mudanças em sua legislação, no que diz respeito à: contratos, condições de financiamento, adiantamentos e renegociações. O aluno poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com sua necessidade.

Com as alterações, agora fica permitido atender a estudantes de pós-graduação, que antes não podiam ser beneficiados com o programa. Esta alteração, traz ótimos benefícios para os estudantes, visto que, nos dias de hoje, não basta apenas ter uma graduação para conseguir as melhores oportunidades de emprego, e é importante e fundamental o aperfeiçoamento contínuo.

Para se candidatar ao Fies, os estudantes devem estar corretamente matriculados em instituições de ensino que sejam pagas e cadastradas no programa, em cursos presenciais e que tenham avaliação positiva nas avaliações do Ministério da Educação. Para avaliar os critérios de qualidade dos cursos, serão verificados: Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC), em caso de inexistência do CC, conceito alcançado pelo curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), no caso de inexistência do CC e CPC. São considerados os conceitos mais recentes que tenham sido publicados.

Desde 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, passou a ser responsável por operacionalizar o Fies, e houve queda para 3,4% de juros ao ano. Sendo assim, todas as operações de adesão das instituições de ensino, e também as operações de inscrição dos estudantes são feitas pela internet. Este fator traz facilidade e comodidade para todos os participantes, e garante a confiabilidade durante todo o processo.

Comentários em Fies Pós Graduação
  1. Tuani Duarte | Responder
  2. Dilma maria de Lima santos | Responder
  3. Luciene Leal dos Santos | Responder
  4. Margareth Alves dos Santos | Responder
  5. DANIEL COSTA | Responder
  6. Dr. Letras - Língua Portuguesa/ Inglês/ Espanhol/Literatura | Responder
  7. MARINA LOPES | Responder
  8. Ivan Suptitz | Responder
  9. Robin | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *