Fies precisa do Enem?

Para fazer o Fies precisa fazer o Enem?

Muita gente acha que o FIES não precisa do ENEM, mas é ai que muita gente se engana. Antigamente para participar do FIES você não precisa do ENEM, mas atualmente precisa sim, então confira mais informações sobre esse programa e veja como funciona.

O FIES é um programa disponibilizado pela Caixa Econômica Federal e visa facilitar a entrada do jovem nas faculdades particulares, porque quem estuda em escola particular sabe como o preço não é nada barato, e acaba saindo bem mais caro do que imaginamos, mas acontece que muita gente acha que não precisa do Enem para fazer o FIES, mas é nesse ponto que muita gente se engana porque um programa não tem nada a ver com o outro, porém para participar do FIES precisa fazer o ENEM.

Primeiramente, é importante que você entenda que você antigamente não precisava do ENEM para o FIES, porque cada programa é um programa e eles não possuem relação com o outro, mas o MEC mudou as regras e agora para fazer o FIES precisa participar do ENEM. Para você entender a diferença entre FIES e ENEM vamos lhe explicar: o ENEM é uma prova do governo que disponibiliza vagas para os alunos que tiraram nota boa através do Prouni, esse programa oferece uma bolsa gratuita, ou então a entrada em uma faculdade federal. Já o FIES não é um programa gratuito, pelo contrario, é na verdade um financiamento que o jovem faz, e que depois ele tem que pagar para caixa, já o Enem você não paga, então existe uma grande diferente.

Então você atualmente você precisa da nota do Enem para fazer o FIES, porque um programa passou a ter relação com o outro. O FIES é um cadastro que você faz na própria Caixa e precisa de um avalista, eles financiam em torno de 50% da sua faculdade e depois você paga de volta para Caixa, mas tudo isso com juros, é claro. Mas mesmo sempre um programa mais caro ele ajuda muitos jovens, porque não são todos que possuem condições de pagar uma faculdade particular, ainda mais porque os preços não são nada baratos.

Agora que você já sabe como funciona o FIES e como Funciona o ENEM você pode fazer o seu cadastro em ambos os programas sem preocupação. O Enem e o FIES são programas diferentes e que não possuem relação, se você não conseguir uma bolsa através do Prouni fazendo a prova do Enem, uma boa alternativa é fazer a inscrição no Fies. Mas lembre-se, o MEC mudou a regra do FIES e agora precisa fazer o ENEM.

Comentários em Fies precisa do Enem?
  1. jonas | Responder
  2. marcone | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *