Fies – Quando começa as Inscrições e Quem Pode Participar

Quando começa as Inscrições do Fies

Cursar uma boa faculdade ou universidade não é mais tão difícil, graças a vários programas criados pelo governo. Um deles é o FIES um Programa de Financiamento Estudantil, que está vinculado com o Ministério da Educação (MEC). Se você está interessado em participar do programa, confira quais são as regras, quem pode participar e quando começa a inscrição do Fies.

Os cursos que podem ser financiados pelo FIES ficam a critério das próprias instituições de ensino superior. No momento de cadastramento no FIES, elas decidem quais cursos estão prontos a receber os financiamentos federais, ou seja, precisam ter uma avaliação positiva pelo MEC.

Os candidatos poderão fazer sua inscrição no Fies nos sites da Caixa Econômica Federal (CEA) www.caixa.gov.br, e do MEC, www.mec.gov.br. Em seguida deverão preencher um cadastro eletrônico e imprimir o protocolo em duas guias e entregá-las na instituição de ensino superior.

O financiamento estudantil possui regras, e o descumprimento delas pode resultar no cancelamento do FIES. Algumas delas são:

  • Caso não obtenha no mínimo 75% de aproveitamento acadêmico das disciplinas cursadas no último semestre financiado.
  • A constatação de inidoneidade ou falsidade de informação prestada pelo estudante.
  • Esgotamento dos prazos propostos de inscrição, pagamento de parcelas entre outras.
  • Segunda mudança de curso durante o financiamento.
  • Caso perca o FIES irá passar para a 3ª fase de pagamento.

O estudante também poderá pedir o encerramento do fies a qualquer momento, menos no primeiro semestre de financiamento. Dessa forma irá pagar imediatamente o valor do financiamento.

Atenção: Se você esta prestando vestibular não poderá se candidatar ao FIES, pois de acordo com as normas só poderão se candidatar aqueles que estão matriculados nas instituições de ensino superiores.

A parcela de juros do FIES, são de 3,5% ao ano, para cursos de licenciatura, normal superior, pedagogia e tecnológicos. Para os outros cursos a taxa de juros é de 6,5% ao ano.

Estudantes menores de 18 anos também poderão participar do FIES, mas para isso precisam estar acompanhados de pai, mãe ou representante legal para assinatura do contrato.

Comentários em Fies – Quando começa as Inscrições e Quem Pode Participar
  1. jose santos santana | Responder
  2. Laura Santana | Responder
  3. swila cardoso | Responder
  4. gizele meurer marques | Responder
  5. suelen silva | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *