FIES Segundo Semestre – Inscrições 2024

Inscrição FIES 2 Semestre

Você é estudante e tem o sonho de fazer um curso universitário? Ou já está matriculado em uma faculdade particular, mas está difícil de pagar a mensalidade? Uma forma de continuar os estudos na faculdade particular, por exemplo, é o estudante se candidatar ao FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, confira informações sobre a inscrição do FIES segundo semestre.

fies-segundo-semestre 2024

O FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) que é destinado a financiar a graduação do ensino superior não gratuito e para recorrer a este financiamento o estudante preciso já estar devidamente matriculado em um curso universitário não gratuito e em curso que tem avaliação positiva nos processos realizados pelo MEC.

Passo a Passo para Inscrições no segundo Semestre do FIES

Ficou interessado?  Saiba quais são os passos para fazer sua inscrição no FIES 2º Semestre, o primeiro passo é acessar o SISFIES e informar os dados solicitados e no primeiro acesso a pessoa deve informar o número do seu CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha de acesso ao sistema. Após se cadastrar e informar os dados solicitados é importante ter dado um endereço de e-mail que acessa com frequência, pois o sistema envia para seu e-mail uma validação da sua inscrição e depois desta validação, o estudante poderá informar seus dados pessoais e acessar o sistema.

O passo seguinte é a validação das informações e para isso o estudante deverá validar sua informação na Comissão Permanente de supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição que o estudante está matriculado. Esta é responsável para a validação das informações prestadas frente ao MEC. À terceira etapa de inscrição no FIES segundo semestre é a contratação do financiamento e o estudante deverá comparecer a um agente de financiamento em até dez dias contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA para poder formalizar a contratação.

Além de todo este processo de inscrição do FIES que é super detalhado e o candidato precisa ser organizado há ainda as condições de financiamento e prazos de pagamento. Primeiro a fase de utilização que acontece durante o período do curso de graduação e o estudante faz um pagamento a cada três meses e o valor máximo é de R$ 50, referente aos juros incidentes sobre o financiamento. A fase seguinte é a fase de carência que acontece após a conclusão do curso que terá a duração máxima de 18 meses de carência para o aluno recompor o orçamento e nesta fase, o aluno faz um pagamento a cada três meses que não ultrapassa R$ 50; e a fase de amortização que acontece quando encerra o período de carência, e nesta fase, o saldo devedor do aluno será parcelado em até três vezes podendo ainda pagar tudo que deve em 12 meses. Mais informações sobre o segundo semestre do FIES não deixe de acessar o link sisfiesportal. mec.gov.br/index.html e lá tem todas as informações sobre o fundo de financiamento.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: