FIES Segundo Semestre – Inscrições

Inscrição FIES 2 Semestre

Você é estudante e tem o sonho de fazer um curso universitário? Ou já está matriculado em uma faculdade particular, mas está difícil de pagar a mensalidade? Uma forma de continuar os estudos na faculdade particular, por exemplo, é o estudante se candidatar ao
FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, confira informações sobre a inscrição do FIES segundo semestre.

fies-segundo-semestre

O FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) que é destinado a financiar a graduação do ensino superior não gratuito e para recorrer a este financiamento o estudante preciso já estar devidamente matriculado em um curso universitário não gratuito e em curso que tem avaliação positiva nos processos realizados pelo MEC.

Ficou interessado?  Saiba quais são os passos para fazer sua inscrição no FIES 2º Semestre, o primeiro passo é acessar o SISFIES e informar os dados solicitados e no primeiro acesso a pessoa deve informar o número do seu CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha de acesso ao sistema. Após se cadastrar e informar os dados solicitados é importante ter dado um endereço de e-mail que acessa com frequência, pois o sistema envia para seu e-mail uma validação da sua inscrição e depois desta validação, o estudante poderá informar seus dados pessoais e acessar o sistema.

O passo seguinte é a validação das informações e para isso o estudante deverá validar sua informação na Comissão Permanente de supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição que o estudante está matriculado. Esta é responsável para a validação das informações prestadas frente ao MEC. À terceira etapa de inscrição no FIES segundo semestre é a contratação do financiamento e o estudante deverá comparecer a um agente de financiamento em até dez dias contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA para poder formalizar a contratação.

Além de todo este processo de inscrição do FIES que é super detalhado e o candidato precisa ser organizado há ainda as condições de financiamento e prazos de pagamento. Primeiro a fase de utilização que acontece durante o período do curso de graduação e o estudante faz um pagamento a cada três meses e o valor máximo é de R$ 50, referente aos juros incidentes sobre o financiamento. A fase seguinte é a fase de carência que acontece após a conclusão do curso que terá a duração máxima de 18 meses de carência para o aluno recompor o orçamento e nesta fase, o aluno faz um pagamento a cada três meses que não ultrapassa R$ 50; e a fase de amortização que acontece quando encerra o período de carência, e nesta fase, o saldo devedor do aluno será parcelado em até três vezes podendo ainda pagar tudo que deve em 12 meses. Mais informações sobre o segundo semestre do FIES não deixe de acessar o link sisfiesportal. mec.gov.br/index.html e lá tem todas as informações sobre o fundo de financiamento.

Comentários em FIES Segundo Semestre – Inscrições
  1. Bruna Fernandes | Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *