SisFIES Aluno 2024

SisFIES Aluno MEC Login

O FIES é o Fundo de Financiamento de Ensino Superior que é um sistema que dá um grande incentivo aos estudantes de ensino superior matriculados em faculdade particulares possam arcar com os custos da faculdade. Veja como fazer o login no Fies Aluno.

sisfies-aluno 2024

O SisFIES é o sistema do FIES que os alunos podem acessar e ter acesso informações e saber mais sobre como participar do FIES. No link do SisFIES é possível ter acesso a algumas informações: Acesso IES, Acesso a Mantenedora, Acesso ao MEC e Acesso FGEDUC. Para acessar acesse em http://sisfies.mec.gov.br/.

Se não conhece o FIES este como dito acima é um Fundo de Investimento Estudantil  que é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que é destinado à graduação de estudantes que estejam matriculados em faculdades particulares. Para ter acesso a este financiamento, o aluno precisa estar matriculado em uma faculdade que tenha avaliação positiva do MEC. Desde 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do programa e desde aquele ano, os juros do financiamento caíram para 3,4% e também outra mudança que aconteceu foi que o aluno pode pedir o financiamento em qualquer período em que esteja no curso.

Renovação SISFIES 2024

Sabe o que é o SISFIES? Este é um sistema que responde ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) que é um fundo de natureza contábil e que ajuda muitos estudantes de universidades particulares terem como arcar com os custos de seu curso e poder concluí-lo. Confira como fazer a renovação no SISFIES 2024.

sisfies-inscricao-renovacao 2024

No caso dos Estudantes que por qualquer motivo não puderam terminar o curso em tempo hábil, ou seja, tempo hábil do curso em si que na maioria dos casos é de quatro anos, pode fazer a renovação do FIES 2024. No caso a renovação é o aditamento do Fies 2024, ou seja, que é a renovação semestral do financiamento que normalmente o aluno informa ao SISFIES a sua atual situação no curso universitário que está matriculado. Por exemplo, por qualquer motivo teve que trancar a matrícula ou foi reprovado no semestre, o aluno deverá comunicar o fato. Também deve informar a atual situação financeira do aluno, como informar sua renda fixa; quanto à renovação do SISFIES 2024 acontece da mesma forma que o aditamento, o aluno informa sua situação semestralmente, mas deverá ainda seguir alguns passos acessando o site do SISFIES e ir à opção “Aditamento de contrato”. O sistema pergunta seu CPF e sua senha como forma de identificá-lo ai é direcionada para sai conta (no caso de não ter senha no sistema, pode solicitar uma na mesma janela). Na sua conta no SISFIES clique em “comprovante de aditamento”, você confere seus dados cadastrais e depois imprimi. Depois, leve este comprovante a sua faculdade ao qual está matriculado e apresente na secretaria e será feito o processo de renovação.

SisFIES Aluno Inscrições

Para quem não sabe como se inscrever no FIES, no link http://sisfiesportal.mec.gov.br acesse o ícone lateral direito “Como se inscrever” e mostra inclusive como fazer sua inscrição passo a passo. O primeiro passo é o estudante informar seus dados como Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, endereço de e-mail válido e deverá cadastrar uma senha para depois acessar o sistema. Antes disso, o FIES enviará um e-mail confirmando sua inscrição e que deve validar a mesma. Após concluir todo processo de inscrição segue o passo seguinte que o aluno vai validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino em até 10 dias que são contados a partir do dia posterior da confirmação da sua inscrição. A CPSA é um órgão que fica na sua própria instituição e que vai cuidar da validação de suas informações frente ao MEC/FIES que foram as mesmas prestadas no ato da inscrição.

O quarto passo para a inscrição no FIES, após a validação da inscrição, o aluno deve comparecer junto a um agente financeiro do FIES em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente depois à data da validação da Inscrição. Há a possibilidade de escolher o agente financeiro entre dois, que é o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Mais informação não deixe de acessar os links acima.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: