SISFIES Recadastramento 2024

Recadastramento SISFIES

Conhece o SISFIES? Este é um sistema online do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e que para quem já participa deste fundo precisa inclusive fazer seu recadastramento. Conheça mais sobre este fundo e seu sistema e como fazer o recadastramento do SisFies.

sisfies-recadastramento 2024

Aditamento SISFIES

De acordo com o acordo entre Ministério da Educação (MEC) e as instituições de ensino que aderiram ao FIES todos os alunos que já participam do FIES assim como os interessados em participar deve fundo deverão providenciar seu recadastramento no SisFIES, o sistema eletrônico. Neste ano este recadastramento começou a ser feito em fevereiro. No caso de quem já se cadastrou precisa entrar no site do SISFIES e fazer seu Login e senha.

Este recadastramento é chamado também de Aditamento que é a confirmação do interesse do estudante em utilizar o programa para mais um semestre, ou seja, a renovação e atualização do contrato. Mas, para quem não sabe o FIES é um fundo de financiamento que tem natureza contábil e é destinado à concessão de financiamento a estudantes que estão regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e que tem avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, ou seja, os cursos que o aluno estiver matriculado preciso ser privado e ter avaliação positiva pelo MEC.

O Fies também é oferecido ao estudante de cursos de educação profissional e técnica de nível médio e também aos estudantes matriculados em programas de mestrado e doutorado que tem avaliação positiva no MEC, mas no processo de seleção é dado prioridade aos alunos de cursos de graduação. Para conseguir o contrato de financiamento do SISFIES começa com a inscrição no SISFIES que é feito pelo site do sistema em http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal e se for à primeira vez que estiver fazendo isso entra no campo lateral chamado “Primeiro Acesso”. Informa-se seu CPF, data de nascimento, e-mail, se cadastra uma senha e digita um código de verificação fornecido pelo site para continuar no seu cadastro. Depois, os demais acessos serão feitos através de CPF e senha.

Após finalizar o cadastro é enviado via e-mail uma mensagem para confirmar a inscrição que encaminhará novamente ao sistema do SISFIES para consolidar sua inscrição, informando outros dados pessoais, detalhes do curso, da instituição que está matriculado.

Depois deste passo o estudante precisa validar as informações fornecidas do curso e deverá se encaminhar para a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua instituição de ensino. O último passo é a contratação do financiamento que é feita pelo Agente financeiro do FIES que é escolhido durante sua inscrição no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

O estudante deverá ir a uma agência de um desses bancos para formalizar a contratação do financiamento. Mais informações veja o site do FIES que tem o canal de comunicação ou procure na sua instituição de ensino o CPSA para mais informações e recadastramento do SisFies.

Se você é estudante matriculado no curso superior e não se inscreveu ainda no FIES 2024 esta pode ser uma oportunidade de continuar a fazer seu curso superior que geralmente tem um custo elevado. Para se matricular acesse em http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e efetue o seu cadastro pessoal e ao criar a conta, cadastre seu CPF, data de nascimento e um e-mail válido de preferencia o e-mail que você usa com frequência e receberá uma notificação por e-mail e depois deverá seguir os passos indicados pelo SISFIES que é o seguinte: o estudante deverá efetuar suas informações e ao concluir a sua inscrição o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição e tem até 10 dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição do Fies 2024.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: