Como Conseguir o FIES 2024

FIES Como Conseguir?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um benefício criado pelo MEC que facilita a entrada de estudantes de baixa renda em cursos superiores nas instituições particulares, arcando parcialmente com os gastos enquanto o aluno estuda.

como-conseguir-fies 2024

Como funciona o Contrato do FIES?

No novo FIES todos os financiamentos concedidos tem uma taxa de juros de 6,5% ao ano. Ou seja, durante todo o curso, você vai pagar, a cada três meses, o valor máximo de R$150,00, que se refere ao pagamento dos juros sobre o financiamento. Tendo em mente que após a conclusão do curso, você terá 18 meses de carência antes de começar a pagar o financiamento. Lembrando-se que durante esse período você ainda pagará, a cada três meses, o valor de até R$150,00.

Ao encerrar o período de carência, você pode pagar em até três vezes o período financiado do curso.

FIES Inscrições

Se você quiser participar desse processo saiba que é necessário ter realizado algum dos Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM), e ter nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média e acima de zero na redação. Outro detalhe importante é ter uma renda familiar no máximo 3 (três) salários mínimo.

Lembrando sempre que as inscrições do FIES são efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

fies-como-conseguir 2024

1º Etapa: Para efetuar a inscrição, você tem que acessar o Sistema de Seleção do FIES e preencher as áreas com os seus dados. Caso seja sua primeira vez adianto que os dados são o seu CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail e senha de sua escolha. Esta será sua chave de acesso ao sistema, não a perca.

Com os dados preenchidos você irá receber uma mensagem em seu e-mail validando sua inscrição. Neste momento em diante você já pode acessar a página digital do FIES, escolhendo o curso e preenchendo com novos dados.

2º Etapa: Neste momento, você vai acessar o SisFIES e firmar sua inscrição durante os dias da divulgação da sua pré-seleção. Deve informar neste passo os dados de financiamento a ser contratado. Não se esqueça que você tem 5 (cinco) dias para tal, isso inclui feriados e finais de semana.

3º Etapa: Depois de Feita as inscrição através do SISFIES, as informações deverão ser validadas na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), em sua instituição de ensino, em no máximo dez dias, novamente lembrando que conta também finais de semanas e feriados.

4º Etapa: Assim que as informações forem válidas, você e/ou seu fiador devem escolher o banco e a agência, tendo em mente que hoje em dia os bancos responsáveis são Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Atenção: Os prazos, para levar os documentos na CPSA e para comparecer à instituição bancária, se iniciam no momento da conclusão de sua inscrição no Fies e de sua validação, ou seja, NÃO serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: