FIES 2018 – Data, Cronograma

Cronograma FIES 2018

Se você não tem condições de arcar, ao menos por ora, as altas mensalidades da grande maioria das instituições de ensino superior, você pode contar com o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.

O FIES geralmente é realizado duas vezes ao ano. Com o FIES é possível financiar diversos percentuais do valor da mensalidade.

fies-cronograma

O valor dos juros FIES 2018 são bem mais baixos do que aqueles praticados por bancos. Além disso, as prestações começam bem baixas, próximas de R$ 50,00 a cada três meses, por determinado tempo.

Quando se formar, terá um prazo de carência FIES 2018 para começar a pagar as prestações, que vão aumentando com o tempo.

Vagas FIES 2018

Estima-se que o FIES 2018 tenha mais de 300 mil vagas em instituições de ensino superior do Brasil todo. Mas para que você não perca essa grande chance de adiar os gastos com faculdade e especializações, deve ficar atento ao Edital FIES 2018, o qual é disponibilizado pelo governo federal por pelo menos 2 vezes ao ano.

Data FIES 2018

As datas do FIES 2018 ainda não saíram. No entanto, para que você já vá se programando, há uma estimativa em relação ao cronograma FIES 2018. O MEC tem por costume, aliás, divulgar as datas do FIES pouco antes do prazo determinado.

Mas você deve se atentar aos seguintes pontos:

  • Data das inscrições FIES 2018, que ocorrem geralmente na primeira semana de fevereiro. A concorrência é alta. A seleção do FIES 2018 ocorre com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
  • As inscrições do FIES 2018 comumente abrem no início da semana e fecham nessa mesma semana. Não há prorrogação dos prazos.
  • Resultado FIES 2018: os resultados do FIES 2018 serão divulgados possivelmente em até 1 semana após a realização das inscrições.
  • Fique atento às demais etapas FIES 2018: Mas não é só isso. O procedimento FIES 2018 é um pouco burocrático e exige a comprovação dos dados relatados pelo candidato. Assim, é preciso que o interessado leve os documentos solicitados pela instituição de ensino em prazo por ela concedido.
  • Também é preciso preencher inscrição no SISFIES.
  • Depois dessas etapas, caso o candidato seja aprovado, deve levar os documentos até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida.
  • Finalmente, o contrato de financiamento pode ser feito em qualquer agência bancária que tenha convênio com o governo federal, como Caixa Econômica Federal.
Veja também:  FIES 2018 Inscrição

Lista de Espera FIES 2018

Para quem está na lista de espera FIES 2018, também não pode deixar de observar o cronograma FIES. Isso porque caso surja alguma vaga, o interessado terá pouco tempo para correr atrás da documentação (que pode ser uma grande lista).

Há diversas listas de chamada FIES 2018. Assim, caso você não tenha sido chamado na lista regular fique calmo e aguarde sua vaga. Muitos alunos acabam perdendo a vaga FIES 2018 porque deixam de olhar as chamadas posteriores da lista de espera.

fies-data

Em regra, as últimas chamadas da lista de espera FIES 2018 acontecem no mês de março.

E se você não conseguiu ser chamado no primeiro FIES do ano, talvez consiga ter sucesso no segundo FIES, feito geralmente em julho.

Novas regras FIES 2018

O FIES foi alterado pelo MEC em muitos pontos. Houve a ampliação do limite de renda, para quem ganha até 5 salários mínimos per capita. Os financiamentos terão um juro quase zero também.

Se o seu sonho é fazer uma faculdade que custa caro, como Direito, Medicina e Engenharias, precisa saber que com as novas regras, o FIES não tem limite no preço da mensalidade.

Há 3 tipos de FIES 2018:

  • Para quem tem renda familiar de até 3 salários per capita. Aqui não há juros.
  • Para quem tem renda familiar de até 5 salários. Aqui o juro é de 3% a.a.
Veja também:  Fies Fiança Convencional e Solidária

fies-inscricoes-abertas

Quem tem direito ao FIES 2018?

Para ter direito ao FIES 2018, você precisa preencher os seguintes requisitos:

  • Tirar mais de 450 pontos e não zerar na redação do ENEM.
  • Ter renda per capita de até 5 salários mínimos por pessoa.
  • Não pode ter sido agraciado pelo FIES.
  • Quem tem dívidas com programas de crédito educativo.

FIES 2018 vale a pena?

O FIES vale a pena sim, pois é uma grande chance de cursar a faculdade sem pagar muito caro e imediatamente por isso. No entanto, caso você preencha outros requisitos de programas do governo federal, como SISU e PROUNI, tentar uma vaga em uma instituição de ensino pública pode ser mais vantajoso.

Caso você não consiga ou não queira, o FIES é uma excelente opção para trilhar novos rumos. Tirou suas dúvidas a respeito do cronograma FIES 2018? Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com o MEC, Inep, pelo site ou telefone.

Mais sobre o Fies 2018

  • novas-regras-fies-150x150Fies 2018 Novas Regras Novas Regras do FIES 2018 O FIES 2018 terá novas regras que os estudantes têm que ter conhecimento sobre. Esse financiamento estudantil tem mudado a vida de inúmeros alunos em todo Brasil, ele concede financiamento para a mensalidade […]
  • fies-para-cursos-tecnicos-150x150Fies para Cursos Técnicos Cursos Técnicos Fies Atualmente os números demonstram aumento significativo de contratos registrados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior durante o primeiro trimestre de 2012. Essas informações foram divulgadas […]
  • fies-fiador-150x150Fies – Precisa de Fiador? Inscrição no Fies Precisa de Fiador? Criado há 13 anos no governo de Fernando Henrique Cardoso, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), é destinado a financiar de forma integral ou parcial a formação no […]
  • fies-prouni1-150x150Fies e Prouni Ao Mesmo Tempo Inscrição no Fies e participar do Prouni Ao mesmo tempo Muita gente tem dúvidas se vale dos programas do governo federal para ter acesso ao ensino superior. Isso por que, apesar de todas as reclamações e toda a burocracia com a qual o […]
  • fies-cursos-instituicoes-150x150Fies – Consulta de Cursos e Instituições Consultar instituições e cursos no Fies O Programa de Financiamento Estudantil ou simplesmente Fies como é conhecido popularmente, é um programa criado pelo Governo Federal, no qual a sua grande finalidade é oferecer uma boa formação […]
  • fies-documentos-150x150Documentos Necessários do FIES FIES - Documentos Necessários para a Inscrição Vai fazer a inscrição no FIES? Confira aqui quais são os documentos e requisitos necessários para participar do programa. Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é destinado a […]
  • como-conseguir-fies-150x150Como Conseguir o FIES FIES Como Conseguir? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um benefício criado pelo MEC que facilita a entrada de estudantes de baixa renda em cursos superiores nas instituições particulares, arcando parcialmente com os gastos […]
  • fies-segundo-semestre-150x150FIES Segundo Semestre – Inscrições Inscrição FIES 2 Semestre Você é estudante e tem o sonho de fazer um curso universitário? Ou já está matriculado em uma faculdade particular, mas está difícil de pagar a mensalidade? Uma forma de continuar os estudos na faculdade […]
Veja também:  Novo Fies 2018 Inscrições, Regras, Juros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *