Fies Compensa? Vale a Pena? – Tire suas dúvidas 2024

Fies Vale a Pena?

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de curso de graduação. Ou seja, uma oportunidade para quem quer ingressar no ensino superior e não tem dinheiro para isso.

fies-duvidas-300x225 2024

Compensa fazer o FIES?

Para se candidatar ao FIES o estudante precisa estar matriculado em instituições de ensino superior não gratuitas cadastradas no programa e com cursos com avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

O FIES é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Todas as operações de cadastramento das instituições e do estudante são feitas via internet, o que traz comodidade e facilidade para participar do programa. Mas, vale à pena participar do FIES?

Vale a Pena Fazer o FIES?

Se o seu maior sonho é concluir um curso superior (ou é de extrema necessidade) vale a pena o esforço. O FIES tem as menores taxas de juros do mercado para financiamento dos estudos (cerca de 3,4% ao ano). Você ainda tem um ano e meio após a conclusão o curso para começar a pagar as mensalidades que o FIES pagou para seus estudos.

Por exemplo, se você começar hoje um curso de 4 anos com valor mensal de R$ 600, o financiamento ficaria da seguinte forma: você concluindo o curso, você poderia começar a pagar só daqui 4 anos e vai pagando a cada 3 em 3 meses um valor fixo de R$ 50, é claro que você ficará anos e anos pagando o FIES, mas a taxa é fixa. Então, vale a pena se você agora não tem condições de financiar uma faculdade (a menos que você consiga passar no vestibular para uma faculdade pública). Vale ressaltar que você deve consultar as regras do ano vigente, pois alterações nas regras são feitas todo ano, porém uma coisa é praticamente certa, o FIES vale a pena sim, já que no término do curso você tem grandes chances de conseguir um bom emprego e conseguir pagar o restante do financiamento com tranquilidade, dessa forma sua vida profissional estará garantida.

Mas, se você não quer dor de cabeça após concluir seu curso ou despesa, pode tentar fazer vestibular para uma faculdade pública. Vai da sua disponibilidade de empenho e tempo para investir. Agora que você já tirou todas as suas dúvidas do FIES, pode fazer a sua inscrição, para isso acesse o seguinte link: Inscrições FIES.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: