Fies Seleção 2018 – Inscreva-se

Seleção FIES 2018

Caso você ainda estiver cursando o ensino médio e planeje se cadastrar no Fundo de Financiamento Estudantil no ano que vem, é melhor já saber que ele irá passar por mudanças, tanto no número de vagas quanto no pagamento de taxas.

inscricao-fies-1-2-3

As mudanças ocorreram para reduzir o não cumprimento do pagamento financiado. Ou seja, para evitar o prejuízo do Estado, os pagamentos começaram a ser automáticos da folha de pagamento após o estudante ter finalizado seu curso e arranjado o emprego formal na área. Tendo como limite do desconto, em média, 10% da sua renda.

Novo FIES 2018

Outra novidade é que o desconto automático também vai ser aplicado sobre o rendimento das empresas abertas em nome do beneficiado. Até onde sabemos as cobranças, em ambos os casos, devem ocorrer por meio do eSocial.

Um outro ponto importante que você deve saber é que as universidades privadas, segundo o governo, terão que assumir parte do risco do financiamento. O MEC, para garantir um FIES mais sustentável, fará um aporte de 500 milhões ao ano para o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Com as mudanças, o Fgeduc passará a absorver 25% da inadimplência. Se o índice ficar acima e ainda não suprir o aporte do MEC de 500 milhões ao ano, o custo será repassado para as universidades privadas.

Veja também:  FIES 2018 Boleto - 2 Via, Consulta

É importante destacar que em 2018 teremos três divisões do FIES que são:

  1. FIES 1

Público alvo: Estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.

Pagamentos: As prestações serão pagas por parcelas de 10% da renda mensal, elas passaram a ser  descontadas automaticamente do salário ou do rendimento da empresa, caso tiver sido aberta em nome do estudante.

Taxas de Juros FIES 1: Nessa modalidade não há juros.

Vagas: Para essa classe é prevista até 100 mil vagas.

  1. FIES 2

Público alvo: Para os alunos com renda familiar de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Pagamentos: As parcelas serão pagas até 10% da renda mensal, e continuam sendo descontadas automaticamente do salário ou do rendimento da empresa, esse detalhe vai se repetir também na terceira.

Taxas de Juros FIES 2: Com uma taxa de juros de 3%

Vagas: Serão 150 mil vagas distribuídas nesta modalidade.

  1. FIES 3

Público alvo: Voltada para alunos que possuem renda familiar de até cinco salários mínimos.

Pagamentos: Novamente a mesma regra das duas últimas, parcelas com no máximo 10% , com descontos automáticos do salário ou do rendimento da empresa.

Taxas de Juros FIES 3: Ainda não se tem previsão ou uma definição prévia, a única coisa que sabemos é que elas serão maiores que 3%, mas devem ser menores que as taxas bancárias privadas.

Veja também:  Sisfies - Aditamento, Renovação, Inscrição

Vagas: Está sendo estipulado mais de 60 mil vagas.

Atenção: Se você não tiver nenhuma renda formal, você irá pagar a mesma taxa de co-participação que já pagava ao longo do curso. Isso significa que, se dentro do prazo de carência você não tiver arranjado um emprego, você continuará pagando as mesmas taxas e juros que pagava durante os estudos.

fies-selecao

Como Funciona a Seleção do FIES 2018

Para você ter acesso ao FIES você precisa ter feito o Enem e obtido nota igual ou maior de 450 pontos, além de não ter tirado zero na redação. Também é preciso ter renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Só há uma modalidade de contrato. E a taxa de financiamento é de 6,5% ao ano e o candidato, após concluir o curso, tem um prazo de 18 meses para começar a quitar a dívida. Com o prazo para pagar o financiamento é de três vezes o tempo financiado. Na prática, se você fez um curso de quatro anos com o FIES, você tem até 12 (doze) anos para pagar o financiamento.

Com essas mudanças o governo passa boa parte dos custos para as próprias universidades, também temos o fator descontamento em folha – tanto durante o curso quanto o emprego formal. O acréscimo de três modalidades diferentes para se adequar as regiões e situações financeiras do aluno.

Veja também:  FIES 3 Inscrições, Vagas, Requisitos

Mais sobre o Fies 2018

  • fies-3-inscricoes-150x150FIES 3 Inscrições, Vagas, Requisitos Inscrição FIES 3 Quem tem Direito? A possibilidade de terminar o ensino superior fica muito mais acessível graças ao sistema de financiamento FIES, confira o que precisa para ter acesso […]
  • fies-1-150x150FIES 1 Inscrições Sem Juros, Requisitos, Regras Inscrições FIES 1 2018 Se seu sonho é fazer um curso superior, mas as mensalidades não cabem no bolso, o Fies é uma ótima opção. A maneira de contratar é bem simples. E a grande […]
  • fies-nota-de-corte-150x150FIES Nota de Corte Nota de Corte FIES Agora o novo Fies utiliza a nota do ENEM para selecionar os aprovados. Quem for solicitar o financiamento desse programa tem que ter participado do Enem do ano de […]
  • idoneidade-fies-150x150Fies Idoneidade Idoneidade Cadastral Fies O FIES já beneficiou muitos jovens estudantes, e cada dia que passa ele beneficia mais, porém esse programa possui alguns pontos negativos que acaba […]
  • fies-pre-inscricao-150x150FIES 2018 Pré Inscrição Pré Inscrição FIES 2018 Financie seus estudos com este programa que já viabilizou a possibilidade de formar-se em um curso de faculdade de muitos jovens e adultos. Não conseguiu […]
  • novo-fies-150x150Novo Fies 2018 Inscrições, Regras, Juros Inscrições Novo FIES 2018 O Programa de Financiamento Estudantil também possui novidades para o ano de 2018. Confira as principais mudanças antes de contratar o benefício. De olho no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *