Fies Seleção: Inscreva-se 2024

Seleção FIES 2024

Caso você ainda estiver cursando o ensino médio e planeje se cadastrar no Fundo de Financiamento Estudantil no ano que vem, é melhor já saber que ele irá passar por mudanças, tanto no número de vagas quanto no pagamento de taxas.

inscricao-fies-1-2-3 2024

As mudanças ocorreram para reduzir o não cumprimento do pagamento financiado. Ou seja, para evitar o prejuízo do Estado, os pagamentos começaram a ser automáticos da folha de pagamento após o estudante ter finalizado seu curso e arranjado o emprego formal na área. Tendo como limite do desconto, em média, 10% da sua renda.

Novo FIES 2024

Outra novidade é que o desconto automático também vai ser aplicado sobre o rendimento das empresas abertas em nome do beneficiado. Até onde sabemos as cobranças, em ambos os casos, devem ocorrer por meio do eSocial.

Um outro ponto importante que você deve saber é que as universidades privadas, segundo o governo, terão que assumir parte do risco do financiamento. O MEC, para garantir um FIES mais sustentável, fará um aporte de 500 milhões ao ano para o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Com as mudanças, o Fgeduc passará a absorver 25% da inadimplência. Se o índice ficar acima e ainda não suprir o aporte do MEC de 500 milhões ao ano, o custo será repassado para as universidades privadas.

É importante destacar que em 2024 teremos três divisões do FIES que são:

  1. FIES 1

Público alvo: Estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.

Pagamentos: As prestações serão pagas por parcelas de 10% da renda mensal, elas passaram a ser  descontadas automaticamente do salário ou do rendimento da empresa, caso tiver sido aberta em nome do estudante.

Taxas de Juros FIES 1: Nessa modalidade não há juros.

Vagas: Para essa classe é prevista até 100 mil vagas.

  1. FIES 2

Público alvo: Para os alunos com renda familiar de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Pagamentos: As parcelas serão pagas até 10% da renda mensal, e continuam sendo descontadas automaticamente do salário ou do rendimento da empresa, esse detalhe vai se repetir também na terceira.

Taxas de Juros FIES 2: Com uma taxa de juros de 3%

Vagas: Serão 150 mil vagas distribuídas nesta modalidade.

  1. FIES 3

Público alvo: Voltada para alunos que possuem renda familiar de até cinco salários mínimos.

Pagamentos: Novamente a mesma regra das duas últimas, parcelas com no máximo 10% , com descontos automáticos do salário ou do rendimento da empresa.

Taxas de Juros FIES 3: Ainda não se tem previsão ou uma definição prévia, a única coisa que sabemos é que elas serão maiores que 3%, mas devem ser menores que as taxas bancárias privadas.

Vagas: Está sendo estipulado mais de 60 mil vagas.

Atenção: Se você não tiver nenhuma renda formal, você irá pagar a mesma taxa de co-participação que já pagava ao longo do curso. Isso significa que, se dentro do prazo de carência você não tiver arranjado um emprego, você continuará pagando as mesmas taxas e juros que pagava durante os estudos.

fies-selecao 2024

Como Funciona a Seleção do FIES 2024

Para você ter acesso ao FIES você precisa ter feito o Enem e obtido nota igual ou maior de 450 pontos, além de não ter tirado zero na redação. Também é preciso ter renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Só há uma modalidade de contrato. E a taxa de financiamento é de 6,5% ao ano e o candidato, após concluir o curso, tem um prazo de 18 meses para começar a quitar a dívida. Com o prazo para pagar o financiamento é de três vezes o tempo financiado. Na prática, se você fez um curso de quatro anos com o FIES, você tem até 12 (doze) anos para pagar o financiamento.

Com essas mudanças o governo passa boa parte dos custos para as próprias universidades, também temos o fator descontamento em folha – tanto durante o curso quanto o emprego formal. O acréscimo de três modalidades diferentes para se adequar as regiões e situações financeiras do aluno.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: