Quem tem direito ao Fies 2024

Fies Quem tem direito

Confira mais informações sobre o Fies e veja se você atende os requisitos necessários para participar do programa.
fies-quem-tem-direito-300x184 2024
O Fies é um programa de financiamento estudantil que tem como missão tornar o acesso à educação mais democrático, oferecendo oportunidades para os que desejam concluir o ensino superior. Esse programa visa a melhoria da qualidade de estudo do país e é exclusivo para quem não tem recursos de custear os seus estudos, tornando o acesso à universidade mais fácil. O estudante deve estar matriculado em estabelecimentos inscritos no programa.

O FIES foi gerado por Lei em 1999, para financiar o curso de graduação de estudantes em escolas particulares de ensino superior. Para conseguir o financiamento para o Fies é preciso que o estudante participe de um processo seletivo, para haver a democratização do financiamento. A seleção é feita através de critérios imparciais instituídos pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições no FIES podem ser feitas a qualquer momento. O candidato precisa, primeiramente, acessar o site do FIES para realizar o seu cadastro.

Quem tem Direito ao FIES?

Muitas pessoas se perguntam se tem direito ao FIES. Os requisitos são simples. Quem tem direito ao programa FIES são os estudantes regularmente matriculados em cursos de universidades pagas. Os cursos precisam obter avaliação positiva do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). A faculdade ou universidade também necessita estar cadastrada no FIES. Os professores de magistério da rede pública de ensino básico matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também tem direito ao de se cadastrar no programa.

quem-tem-direito-fies 2024

É importante saber que os estudantes que se encontram em situação de trancamento geral de disciplinas não podem se inscrever no FIES, assim como estudantes que já fizeram uso do FIES para concluir outro curso superior, e ainda se encontram em débito com o Programa de Crédito Educativo. Quem possui comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita inferior a 20% também não tem direito à inscrição.

Desde 2023, apenas os que concluíram o ensino médio no ano letivo do ano anterior no FIES e prestaram o Enem no ano (Exame Nacional do Ensino Médio) ou edições anteriores podem fazer o cadastro. Se você atende aos requisitos e quer se inscrever no FIES, não perca tempo e faça já a sua inscrição para garantir uma boa qualificação profissional.

Inscreva-se no FIES

As inscrições para o FIES ocorre normalmente no mês de julho (geralmente final do mês) através do site do próprio programa e um pouco antes do período de inscrição é possível consultar através deste site as vagas e o edital deste processo seletivo. Brevemente após as inscrições, é divulgado resultado com os pré-selecionados e uma lista de espera.

Novas Regras para se Inscrever no Novo Fies 2024

Redação Educação e VestibularRedação Educação e Vestibular

Se você deseja fazer um Financiamento Estudantil está no lugar certo, aqui no site você encontra muitas dicas para financiar os seus estudos, também através do FIES, que virou sinônimo de financiamento estudantil de qualidade. Nossa equipe é composta por especialistas na área de educação e vestibular e vai te auxiliar com tudo que você precisa para fazer parte do FIES.

Se gostou, curta e compartilhe: